Depoimentos
Sr. Jorge, um feirante que canta sua luta e sua fé
Data de Publicação: 19/02/2014
Fonte: APAT
Autor: Casa de Apoio
O trabalho como feirante na capital de Rondônia nunca deixou muito tempo para que Jorge se preocupasse com a própria saúde. Acordar cedo, sair para o trabalho pesado, almoçar correndo, comprar mais frutas para vender no dia seguinte, procurar o melhor preço, negociar com fornecedores e ter que ajudar a esposa, Suely, na educação de oito filhos nunca foi fácil. Só que uma pequena dormência nos pés e um estranho caroço no abdome começaram a incomodá-lo e o fizeram procurar o posto de saúde.
Os exames apontaram Hepatite C, além de dois nódulos que precisavam ser melhor estudados. Foi encaminhado pelo Dr. Renato Mongois ao Hospital de Base de Porto Velho, onde foi atendido pelo Dr. Leonardo, médico do grupo HEPATO, que faz parte do Projeto Transplantes sem Fronteiras.
“Não sou apenas uma coluna que sustenta minha casa, sou a laje onde todos estão apoiados”, nos diz emocionado o Sr. Jorge, que fala sobre o quanto seus filhos e sua esposa dependem de seu trabalho e de sua presença, pois o filho mais novo tem apenas 8 anos e o mais velho ainda não completou 18.
O Dr. Leonardo explicou-lhe que as imagens mostraram dois nódulos no fígado e os mesmos necessitam ser removidos. Rondônia ainda não possui meios para este tipo de tratamento e, devido à sua condição socioeconômica, encaminhou-o para a Casa de Apoio da APAT.
Em São Paulo, ele foi atendido pelo Dr. Tércio Genzini, no Hospital Bandeirantes, e está realizando exames para que seja decidida entre a quimioembolização do hepatocarcinoma ou a hepatectomia para a remoção dos nódulos.
O Sr. Jorge sabe que está em boas mãos e que tudo vai ser feito para que ele volte para casa curado. Sua fé é inabalável, mas a saudade dos filhos e a espera pelas autorizações do SUS para realização dos exames são torturantes para um homem acostumado ao trabalho duro e a ter sempre a família por perto.
Em Porto Velho ele frequenta uma igreja evangélica e desde muito tempo se dedica a músicas religiosas. Compôs um CD e conseguiu gravar, a muito custo, uma coletânea que expõe com orgulho e fé para todos.
O Sr. Jorge está em nossa Casa de Apoio aguardando decisão sobre qual direção vai ser dada ao seu tratamento, mas seu exemplo, assim como o de todos que se hospedam nesta casa, é de muita luta e amor à vida.
Esperamos que todos que passam por situações difíceis, ou que admiram histórias de pessoas batalhadoras, aprendam com nossos hospedes sobre como é importante lutar pela vida, mesmo que as dificuldades sejam muitas.
Fica a nossa torcida pelo Sr. Jorge e por todos que estão nesta batalha!
Sr. Jorge e seu CD - "Novo Homem"